SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Indicadores de adoecimento antes e após o ingresso da criança na creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

VERISSIMO, Maria De La Ó R.. Ocorrência de agravos respiratórios em creches universitárias e municipais na cidade de São Paulo. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 01-12. ISSN 0104-1282.

Os objetivos do estudo foram caracterizar a ocorrência de agravos respiratórios em creches e explorar associações com o cuidado oferecido. Foi realizado em duas creches universitárias e duas creches municipais, situadas na mesma região da cidade de São Paulo. Os dados das crianças de até 5 anos que freqüentaram as creches em 2003 foram coletados nos documentos disponíveis nesses locais. Nos dois tipos de creches houve grande variação de episódios de doença, como tem sido encontrado em outros estudos. A incidência de agravos de vias aéreas superiores e inferiores, respectivamente, foi de 1,01 e 0,36 episódios/criança-ano nas creches municipais, e, nas creches universitárias, 1,07 e 0,24 episódio/criança-ano. A ocorrência de pneumonia foi maior entre as crianças de todas as idades que começaram a freqüentar a creche em 2003. Os agravos respiratórios mantêm-se como importante causa de morbidade em creches, tornando necessário sistematizar atividades para sua prevenção e controle nesses locais.

Palavras-chave : Creche; Cuidado da criança; Infecções respiratórias; Saúde da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License