SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Ocorrência de agravos respiratórios em creches universitárias e municipais na cidade de São PauloRelatos de mães com bebês internados em UTI neonatal sobre relações familiares e conjugais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ANDRADE, Maria A. C.  e  RODRIGUES, Maria M. P.. Indicadores de adoecimento antes e após o ingresso da criança na creche. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 13-21. ISSN 0104-1282.

Apesar da existência de diversos trabalhos apresentando resultados controversos ou métodos inconsistentes, a literatura continua afirmando relações de causa e efeito entre creche e adoecimento da criança. Assim, investigou-se a ocorrência de doenças em 109 prontuários médicos de crianças de classe média em função de seu ingresso na creche, através da verificação de mudança(s) no número de consultas e no número de doenças nos primeiros doze meses de freqüência à creche, quando comparados com os dois meses anteriores ao ingresso. A análise estatística foi realizada através do teste de Wilcoxon, considerando significativos os valores p d•0,05. A análise revelou que, na amostra estudada, não houve aumento de consultas nos doze meses após a entrada na creche, porém houve aumento significativo das queixas no 1°, 2° e 3° bimestres. Pode-se supor que a família e, principalmente, a mãe, quando diante do profissional, com suas concepções baseadas nos numerosos estudos científicos da relação creche/doença, apresenta mais queixas com relação à saúde da criança. Tais queixas, transformadas em diagnóstico de doença levariam à confirmação da predição médica. Contudo, para que se possa avaliar o real efeito dessa profecia auto-realizadora são necessários estudos complementares para testar essa hipótese.

Palavras-chave : Adaptação à creche; Saúde da criança; Creche.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License