SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Indicadores de adoecimento antes e após o ingresso da criança na crecheInsatisfação com a imagem corporal em adolescentes e sua relação com a maturação sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

SANTOS, Sabrine M.  y  MENANDRO, Paulo R. M.. Relatos de mães com bebês internados em UTI neonatal sobre relações familiares e conjugais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 22-35. ISSN 0104-1282.

Mães com bebês recém-nascidos internados em UTI Neonatal encontram-se em delicada espera aguardando a evolução da saúde dos filhos. Relatos obtidos em tal momento de fragilidade evidenciaram grande diversidade de situações, fugindo à expectativa de que o nascimento de um filho ocorra em condições de estabilidade e entendimento familiar/conjugal. Foram examinados 144 relatos de entrevistas de mães cujos bebês apresentavam bom prognóstico. Dados foram analisados a partir da confecção de um elenco de categorias de conteúdos sobre família, vida conjugal/amorosa, e maternidade, em procedimento de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram predominância de mães com até 20 anos, que não executam trabalho remunerado, com escolaridade concentrada no ensino fundamental, e que viviam uniões consensuais ou já estavam separadas quando da entrevista. A reação inicial da mãe e/ou pai do bebê à notícia da gravidez foi, predominantemente, de aceitação, apesar da interrupção da gestação ter sido cogitada como possibilidade. No caso das famílias de origem, a reação inicial foi, predominantemente, desfavorável. Constatou-se a importância de que a análise das temáticas abordadas no trabalho caminhe atrelada à análise do contexto social, econômico, cultural e familiar, implicando um repensar das práticas de análise e intervenção pertinentes.

Palabras clave : Maternidade; Família; Relações conjugais; UTI Neonatal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License