SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Body image dissatisfaction during adolescence and its relation to sexual maturationA study about the violence in two graphic stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

ARMELIN, Cláudia Batagin; WALLAU, Rodrigo Ambros; SARTI, Cynthia Andersen  and  PEREIRA, Sonia Regina. A comunicação entre os profissionais de pediatria e a criança hospitalizada. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 45-54. ISSN 0104-1282.

O estudo trata das dificuldades de comunicação entre profissionais de saúde e pacientes pediátricos em situação de hospitalização. Considerando que uma comunicação efetiva implica o reconhecimento mútuo, buscamos o ponto de vista tanto dos pacientes e seus familiares quanto dos profissionais, para entender como se dá a comunicação entre um e outro e como se estabelecem as relações entre ambos. Dado o problema da pesquisa, a metodologia é qualitativa e o método, o estudo de caso. O trabalho de campo foi desenvolvido em um hospital público universitário na cidade de São Paulo. Foram selecionadas para estudo duas crianças em idade escolar e que permanecessem internadas por um período maior do que uma semana. Foi feito um acompanhamento sistemático de cada uma das crianças, por meio da técnica de observação, e foram entrevistados seus acompanhantes e os profissionais envolvidos em seu cuidado e tratamento, englobando parte significativa do universo de comunicação interpessoal da criança hospitalizada. Verificamos que a comunicação se estabelece preferencialmente entre o profissional e o acompanhante, em função da criança, mas nem sempre com a participação desta, deixando a criança em um plano secundário no campo das relações.

Keywords : Comunicação; Criança hospitalizada; Relação profissional-paciente; Cuidado infantil; Pediatria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License