SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Insatisfação com a imagem corporal em adolescentes e sua relação com a maturação sexualUm estudo sobre a violência em duas histórias gráficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ARMELIN, Cláudia Batagin; WALLAU, Rodrigo Ambros; SARTI, Cynthia Andersen  e  PEREIRA, Sonia Regina. A comunicação entre os profissionais de pediatria e a criança hospitalizada. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 45-54. ISSN 0104-1282.

O estudo trata das dificuldades de comunicação entre profissionais de saúde e pacientes pediátricos em situação de hospitalização. Considerando que uma comunicação efetiva implica o reconhecimento mútuo, buscamos o ponto de vista tanto dos pacientes e seus familiares quanto dos profissionais, para entender como se dá a comunicação entre um e outro e como se estabelecem as relações entre ambos. Dado o problema da pesquisa, a metodologia é qualitativa e o método, o estudo de caso. O trabalho de campo foi desenvolvido em um hospital público universitário na cidade de São Paulo. Foram selecionadas para estudo duas crianças em idade escolar e que permanecessem internadas por um período maior do que uma semana. Foi feito um acompanhamento sistemático de cada uma das crianças, por meio da técnica de observação, e foram entrevistados seus acompanhantes e os profissionais envolvidos em seu cuidado e tratamento, englobando parte significativa do universo de comunicação interpessoal da criança hospitalizada. Verificamos que a comunicação se estabelece preferencialmente entre o profissional e o acompanhante, em função da criança, mas nem sempre com a participação desta, deixando a criança em um plano secundário no campo das relações.

Palavras-chave : Comunicação; Criança hospitalizada; Relação profissional-paciente; Cuidado infantil; Pediatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License