SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The communication between pediatrics professionals and the hospitalized childRepercussions of depressive mothers'interactive behaviours on the development of the infant´s exploratory behaviour author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

COELHO JUNIOR, Leconte de Lisle. Um estudo sobre a violência em duas histórias gráficas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 55-68. ISSN 0104-1282.

As histórias gráficas, também conhecidas como histórias em quadrinhos, são uma das formas mais antigas de expressão da humanidade. Elas refletem os valores da sociedade e podem servir como uma forma de educação. Esse estudo buscou reconhecer descritores da violência estilizada sob a forma de imagens agressivas e a intencionalidade de se cometer algum ato violento nas personagens de Fushigi Yûgi e Yu Yu Hakushô, que são histórias gráficas de origem japonesa denominadas 'mangás'. A análise estatística descritiva unida à análise semiológica permitiu reconhecer os principais componentes, acima apontados, das histórias. Verificou-se que estes recursos visuais contêm violência não somente explícita, mas também intencional, sendo a primeira forma a mais difundida, e que as personagens do gênero masculino são mais violentas que as de gênero feminino. Conclui-se também que estas histórias não podem ser tidas como as únicas e mais perigosas fontes de violência na sociedade.

Keywords : Histórias gráficas; Mangás; Violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License