SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A comunicação entre os profissionais de pediatria e a criança hospitalizadaRepercussões do comportamento interativo de mães com depressão no desenvolvimento do comportamento exploratório do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

COELHO JUNIOR, Leconte de Lisle. Um estudo sobre a violência em duas histórias gráficas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 55-68. ISSN 0104-1282.

As histórias gráficas, também conhecidas como histórias em quadrinhos, são uma das formas mais antigas de expressão da humanidade. Elas refletem os valores da sociedade e podem servir como uma forma de educação. Esse estudo buscou reconhecer descritores da violência estilizada sob a forma de imagens agressivas e a intencionalidade de se cometer algum ato violento nas personagens de Fushigi Yûgi e Yu Yu Hakushô, que são histórias gráficas de origem japonesa denominadas 'mangás'. A análise estatística descritiva unida à análise semiológica permitiu reconhecer os principais componentes, acima apontados, das histórias. Verificou-se que estes recursos visuais contêm violência não somente explícita, mas também intencional, sendo a primeira forma a mais difundida, e que as personagens do gênero masculino são mais violentas que as de gênero feminino. Conclui-se também que estas histórias não podem ser tidas como as únicas e mais perigosas fontes de violência na sociedade.

Palavras-chave : Histórias gráficas; Mangás; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License