SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Repercussões do comportamento interativo de mães com depressão no desenvolvimento do comportamento exploratório do bebêSaúde e poder: um estudo sobre os discursos hegemônicos e subalternos em contextos multiculturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SUIT, Dafne  e  CHAVES, Antonio Marcos. Ser feminina: uma permissão para a soropositividade?. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 82-90. ISSN 0104-1282.

A epidemia HIV/AIDS caracteriza-se hoje, no Brasil, a partir de sua feminização, heterossexualização e pauperização. Análises de contextos sócio-culturais têm indicado que as maneiras como estes estão organizados exercem papel primordial na forma como a infecção é adquirida, entre aquelas pessoas neles inseridas. Em relação à infecção de mulheres, observa-se que o modo como o gênero feminino tem sido construído socialmente torna-se um facilitador para a maior vulnerabilidade das mulheres. Sugerir o uso do preservativo em relacionamentos estáveis ainda é uma prática pouco utilizada e o poder de negociação apresenta-se numa relação inversa ao grau de dependência da mulher. O ensaio traz uma série de reflexões a respeito da construção social do papel feminino e infecção pelo HIV. Toma como suporte as formulações teóricas propostas pelo modelo do Individualismo e Coletivismo, considerando-se a possibilidade das mulheres, culturalmente, terem um perfil com características mais coletivistas, especialmente, em relação à preservação da comunidade familiar, o que as torna mais vulneráveis à infecção.

Palavras-chave : HIV/AIDS; Gênero; Mulher; Individualismo e Coletivismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License