SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Health and power: a study about hegemonical and subaltern speeches in multicultural contextsThe stranger and the fantastic: a therapeutical intervention in a case of adoption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

IERVOLINO, Solange A.  and  PELICIONI, Maria Cecília F.. Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.2, pp. 99-110. ISSN 0104-1282.

Este trabalho, desenvolvido por trinta meses em Vargem Grande Paulista-SP, objetivou capacitar professores do Ensino Infantil e Fundamental para desenvolverem o processo de Educação em Saúde, junto a seus alunos. Utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas e a técnica de grupo focal, sendo os resultados analisados quali-quantitativamente. Iniciou-se com um diagnóstico situacional, originando os seguintes "temas geradores": Escola Promotora da Saúde, Observação do Escolar, Prevenção de Acidentes, entre outros. Esses possibilitaram a discussão de saúde de forma integral e o estabelecimento da relação desta com o meio ambiente. A segunda etapa se constituiu na avaliação do processo. Como resultados, a capacitação realizada, calcada na idéia de saúde como sinônimo de qualidade de vida, proporcionou aos professores a possibilidade de revisar seus conceitos sobre saúde e educação em saúde, seu papel como agente promotor da saúde e da prevenção de doenças. Verificou-se também que se tornaram capacitados para desenvolver os temas trabalhados de forma transversal.

Keywords : Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Escola Promotora da Saúde; Educação Continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License