SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The relationships between the child- mother and self recognition in children with and without autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SILVA, Anna K.; VIEIRA, Mauro L.; MOURA, Maria L. Seidl de  and  RIBAS JR., Rodolfo C.. Conhecimento de mães primíparas sobre desenvolvimento infantil: um estudo em Itajaí, SC. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 1-10. ISSN 0104-1282.

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar conhecimentos que mães primíparas têm ao longo de primeiro ano de vida de seu filho sobre o processo de desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 109 mães primíparas, maiores de 18 anos, com filho ou filha de até um ano de vida e que viviam na cidade de Itajaí (SC). Para sua realização foi utilizado o KIDI (Knowledge of Infant Development Inventory) e para identificar o nível socioeconômico dos pais foi utilizada a Escala de Avaliação de Status Socioeconômico de Hollingshead. Através de análise estatística, foi verificado que fatores sócio-demográficos, tais como: escolaridade e ocupação da mãe estão correlacionados significativamente com seu conhecimento sobre cuidados parentais. Foi constatado que o maior conhecimento das mães é sobre cuidados parentais (crenças, estratégias e comportamentos dos pais). Conclui-se que o status socioeconômico é um fator importante na determinação do conhecimento da mãe sobre sua criança.

Keywords : Mães primíparas; Desenvolvimento infantil; Contexto sócio-econômico; Crenças parentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License