SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3As relações entre a qualidade da interação mãe-criança e o reconhecimento da imagem de si em crianças com autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Anna K.; VIEIRA, Mauro L.; MOURA, Maria L. Seidl de  e  RIBAS JR., Rodolfo C.. Conhecimento de mães primíparas sobre desenvolvimento infantil: um estudo em Itajaí, SC. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 1-10. ISSN 0104-1282.

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar conhecimentos que mães primíparas têm ao longo de primeiro ano de vida de seu filho sobre o processo de desenvolvimento infantil. Participaram da pesquisa 109 mães primíparas, maiores de 18 anos, com filho ou filha de até um ano de vida e que viviam na cidade de Itajaí (SC). Para sua realização foi utilizado o KIDI (Knowledge of Infant Development Inventory) e para identificar o nível socioeconômico dos pais foi utilizada a Escala de Avaliação de Status Socioeconômico de Hollingshead. Através de análise estatística, foi verificado que fatores sócio-demográficos, tais como: escolaridade e ocupação da mãe estão correlacionados significativamente com seu conhecimento sobre cuidados parentais. Foi constatado que o maior conhecimento das mães é sobre cuidados parentais (crenças, estratégias e comportamentos dos pais). Conclui-se que o status socioeconômico é um fator importante na determinação do conhecimento da mãe sobre sua criança.

Palavras-chave : Mães primíparas; Desenvolvimento infantil; Contexto sócio-econômico; Crenças parentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License