SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The relationships between the child- mother and self recognition in children with and without autismThe child, the social mother and the orphanage: limitations and possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

LOPES, Rita de Cássia Sobreira; ALFAYA, Cristiane; MACHADO, Cibele Vargas  and  PICCININI, Cesar Augusto. "No início eu saía com o coração partido...": as primeiras situações de separação mãe-bebê. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 26-35. ISSN 0104-1282.

O presente artigo investigou os sentimentos de mães diante das situações de separação física de seus bebês. Participaram do estudo 47 mães primíparas, com idade entre 20 e 37 anos, de diferentes níveis socioeconômicos, que coabitavam com o pai do bebê. Uma entrevista foi utilizada para investigar a experiência da maternidade no terceiro mês de vida do bebê. As respostas das mães foram examinadas através de análise de conteúdo com base em quatro categorias (situações de separação, sentimentos relacionados à separação, cuidadores substitutos e sentimentos relacionados a eles). As mães relataram sentimentos de permanência com o bebê, mesmo quando separadas fisicamente. Nestas ocasiões predominaram sentimentos de tristeza, abandono e preocupação. As mães se perceberam como as principais cuidadoras, mesmo não permanecendo fisicamente com os bebês, o que poderia estar indicando a presença de um vínculo afetivo seguro. Apesar das preocupações maternas diante das situações de separação, elas também relataram sentimentos de segurança, quando tinham figuras de apoio confiáveis para cuidar do bebê.

Keywords : Separação mãe-bebê; Sentimentos; Maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License