SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3As relações entre a qualidade da interação mãe-criança e o reconhecimento da imagem de si em crianças com autismoA criança, a mãe social e o abrigo: limites e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

LOPES, Rita de Cássia Sobreira; ALFAYA, Cristiane; MACHADO, Cibele Vargas  y  PICCININI, Cesar Augusto. "No início eu saía com o coração partido...": as primeiras situações de separação mãe-bebê. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 26-35. ISSN 0104-1282.

O presente artigo investigou os sentimentos de mães diante das situações de separação física de seus bebês. Participaram do estudo 47 mães primíparas, com idade entre 20 e 37 anos, de diferentes níveis socioeconômicos, que coabitavam com o pai do bebê. Uma entrevista foi utilizada para investigar a experiência da maternidade no terceiro mês de vida do bebê. As respostas das mães foram examinadas através de análise de conteúdo com base em quatro categorias (situações de separação, sentimentos relacionados à separação, cuidadores substitutos e sentimentos relacionados a eles). As mães relataram sentimentos de permanência com o bebê, mesmo quando separadas fisicamente. Nestas ocasiões predominaram sentimentos de tristeza, abandono e preocupação. As mães se perceberam como as principais cuidadoras, mesmo não permanecendo fisicamente com os bebês, o que poderia estar indicando a presença de um vínculo afetivo seguro. Apesar das preocupações maternas diante das situações de separação, elas também relataram sentimentos de segurança, quando tinham figuras de apoio confiáveis para cuidar do bebê.

Palabras clave : Separação mãe-bebê; Sentimentos; Maternidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License