SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3"In the beginning I used to leave with a broken heart": the first mother-infant separationsWomen´s Resilience in a popular neighbourhood located in Salvador, Bahia: personal and contextual resources author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

NOGUEIRA, Paula Cristina  and  COSTA, Liana Fortunato. A criança, a mãe social e o abrigo: limites e possibilidades. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 36-48. ISSN 0104-1282.

Esse trabalho pretende elaborar reflexões acerca da realidade das crianças que se encontram em situação de abrigamento, buscando compreender a função do educador neste contexto. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e em uma instituição que recebe e acolhe crianças no período de zero a três anos de idade, que ficam sob a responsabilidade de uma mãe social. O lar social estudado contava com 12 crianças e 4 adolescentes, sendo um deles filho biológico da mãe social. Utilizamos a etnometodologia, num total de seis observações, sobre a rotina de cuidados, sobre momentos de brincadeiras das crianças e sobre o momento da alimentação e da hora de dormir. As observações nos levaram a concluir que a qualificação das mães sociais seria o aspecto mais importante a ser observado para o oferecimento de cuidados adequados às crianças que permanecem em situação de abrigamento.

Keywords : Criança institucionalizada; Abrigo; Mãe social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License