SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The kiss as a mobilizer for health education: emphasis in bucal health of adolescents. An experience reportThe metodology used in studies about repercussions of prematurity in the history of a family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

CONTI, Maria Aparecida; CASTELANI, André  and  BATTISTINI, Denilson. Relato de um projeto interdisciplinar com adolescentes no ensino médio: uma aproximação ao exercício da ação democrática. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 69-73. ISSN 0104-1282.

O conceito de cidadania entendido como o gozo de direitos e desempenho de deveres, de comprometimento com a realidade social e com a sua transformação, inicia-se quando direitos e deveres passam a ser percebido como dois lados da mesma moeda. Isso torna-se possível quando jovens, saindo de uma posição passiva, passam a assumir o seu papel como agentes de mudança social. A equipe de professores de uma Escola da Rede Particular de Ensino, integrando nas intenções pedagógicas de seu currículo a educação política, desenvolveu um estudo de campo envolvendo a conceituação de cidadania e democracia, que culminou com o desenvolvimento de atividades na Câmara dos Vereadores do município de Santo André. Cerca de 100 alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram ativamente da sessão da Câmara, conhecendo a rotina do poder legislativo municipal, por meio do exercício democrático, considerado como base fundamental para a educação política. Desta forma, a equipe de professores pode cumprir uma das metas principais: a educação cidadã. O aluno teve contato com a teoria política e análise de sua realidade social imediata, descobrindo a necessidade de participação social e política consciente e de sua responsabilidade social frente às demandas em uma sociedade em constante transformação.

Keywords : Projeto interdisciplinar; Educação política; Educação cidadã.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License