SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3O beijo como mobilizador para educação em saúde: ênfase na saúde bucal de adolescentes. Relato de uma experiênciaA metodologia utilizada em estudos que envolvem ecos da prematuridade na história da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CONTI, Maria Aparecida; CASTELANI, André  e  BATTISTINI, Denilson. Relato de um projeto interdisciplinar com adolescentes no ensino médio: uma aproximação ao exercício da ação democrática. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 69-73. ISSN 0104-1282.

O conceito de cidadania entendido como o gozo de direitos e desempenho de deveres, de comprometimento com a realidade social e com a sua transformação, inicia-se quando direitos e deveres passam a ser percebido como dois lados da mesma moeda. Isso torna-se possível quando jovens, saindo de uma posição passiva, passam a assumir o seu papel como agentes de mudança social. A equipe de professores de uma Escola da Rede Particular de Ensino, integrando nas intenções pedagógicas de seu currículo a educação política, desenvolveu um estudo de campo envolvendo a conceituação de cidadania e democracia, que culminou com o desenvolvimento de atividades na Câmara dos Vereadores do município de Santo André. Cerca de 100 alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram ativamente da sessão da Câmara, conhecendo a rotina do poder legislativo municipal, por meio do exercício democrático, considerado como base fundamental para a educação política. Desta forma, a equipe de professores pode cumprir uma das metas principais: a educação cidadã. O aluno teve contato com a teoria política e análise de sua realidade social imediata, descobrindo a necessidade de participação social e política consciente e de sua responsabilidade social frente às demandas em uma sociedade em constante transformação.

Palavras-chave : Projeto interdisciplinar; Educação política; Educação cidadã.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License