SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A metodologia utilizada em estudos que envolvem ecos da prematuridade na história da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

FRIZZO, Giana Bitencourt et al. O conceito de coparentalidade e suas implicações para a pesquisa e para a clínica: implication for research and clinical practice. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.3, pp. 84-93. ISSN 0104-1282.

Este estudo tem por objetivo revisar o conceito de coparentalidade e suas implicações para a pesquisa e para a clínica. Para isso, examinou-se a origem e a evolução do conceito e sua relevância para o contexto atual. O uso deste conceito nas pesquisas tem sido ampliado, passando de uma ênfase nas díades mãe-criança para uma concepção que envolve a tríade mãe-pai-criança. Esta evolução no conceito de coparentalidade tem implicações para a clínica, tanto com famílias de pais casados como divorciados. Verificou-se também uma carência de instrumentos nessa área, cuja elaboração merece ser enfocada em futuros estudos.

Palavras-chave : Coparentalidade; Sistema familiar; Relacionamento conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License