SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Os significados da maternidade para mulheres cardiopatas e diabéticas com gravidez de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

RIBAS, Adriana F. Paes  e  MOURA, Maria Lucia Seidl de. Responsividade materna: uma investigação em contexto urbano brasileiro. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 01-11. ISSN 0104-1282.

Esta pesquisa teve como objetivos: 1) investigar a responsividade materna em uma amostra brasileira; 2) analisar a responsividade materna para vocalizações com e sem estresse de bebês; 3) analisar a relação entre responsividade materna, escolaridade da mãe e nível socioeconômico da família. Participaram da pesquisa 30 díades mãe-bebê de 5 meses, que foram filmadas em suas residências por 60 minutos. Para análise da responsividade foram utilizados os programas SDIS e GSEQ. Entre outros aspectos, verificou-se que as mães respondem de modo contingente às vocalizações com estresse dos bebês com atividades de cuidado (Yule Q = 0,71; p<0,01). Respondem, ainda, de modo contingente com fala ou vocalização às vocalizações com estresse (Yule Q = 0,34; p<0,01) e às vocalizações sem estresse dos bebês (Yule Q = 0,20; p<0,01). Não foi verificada correlação entre responsividade e idade da mãe, escolaridade da mãe ou nível socioeconômico da família. Os resultados levam à conclusão de que investigar possíveis relações entre a responsividade materna e o desenvolvimento humano em diferentes contextos representa um desafio para pesquisas na área.

Palavras-chave : Responsividade materna; Interação mãe-bebê; Sensitividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License