SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Maternal responsiveness: an investigation in a Brazilian urban contextA characterization of the use of the cup feeding technique at the neonatal intensive care unit of a public hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

QUEVEDO, Michele Peixoto; LOPES, Ceci Mendes Carvalho  and  LEFEVRE, Fernando. Os significados da maternidade para mulheres cardiopatas e diabéticas com gravidez de risco. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 12-21. ISSN 0104-1282.

O presente trabalho teve como objetivo identificar as representações sociais da maternidade em mulheres cardiopatas e diabéticas que, experienciavam uma gravidez de risco e que se encontravam hospitalizadas em um período da gravidez para monitoração da sua saúde e a do bebê. Os instrumentos da coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, com roteiros previamente testados. Entrevistaram-se 20 gestantes, sendo 11 cardiopatas valvares e 09 gestantes com Diabetes mellitus tipo I e II, que se encontravam hospitalizadas no terceiro trimestre de gestação. Optou-se pelo estudo de corte qualitativo. O delineamento foi feito através da análise de discurso no qual o fator de interesse girou em torno dos aspectos da relação da gestante com a sua saúde, expectativas e significados da maternidade, bem como do filho, sentimentos em relação à gestação e ao bebê, e enfrentamento da hospitalização. Para a análise dos discursos, utilizou-se um instrumento de tabulação de dados qualitativos, com as seguintes figuras metodológicas: a Idéia Central, a Expressão-Chave e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados revelaram temas relacionados à forma como mulheres cardiopatas e diabéticas conviviam com doenças crônicas, aos significados da gravidez de alto risco em gestantes cardiopata e diabéticas e à experiência da gravidez de risco, incluindo a hospitalização e os medos das gestantes. Pode-se concluir que as representações surgidas em relação à maternidade e ao filho estão relacionadas ao imaginário feminino, mas que a presença de uma doença crônica pode influenciar também no significado da maternidade para esse grupo de mulheres.

Keywords : Gravidez de alto risco; Cardiopatias valvares; Diabettes mellitus; Representação social; Doenças crônicas e gestação; Saúde da mulher.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License