SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Responsividade materna: uma investigação em contexto urbano brasileiroCaracterização do uso da técnica do copo em UTI neonatal de um hospital público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

QUEVEDO, Michele Peixoto; LOPES, Ceci Mendes Carvalho  e  LEFEVRE, Fernando. Os significados da maternidade para mulheres cardiopatas e diabéticas com gravidez de risco. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 12-21. ISSN 0104-1282.

O presente trabalho teve como objetivo identificar as representações sociais da maternidade em mulheres cardiopatas e diabéticas que, experienciavam uma gravidez de risco e que se encontravam hospitalizadas em um período da gravidez para monitoração da sua saúde e a do bebê. Os instrumentos da coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, com roteiros previamente testados. Entrevistaram-se 20 gestantes, sendo 11 cardiopatas valvares e 09 gestantes com Diabetes mellitus tipo I e II, que se encontravam hospitalizadas no terceiro trimestre de gestação. Optou-se pelo estudo de corte qualitativo. O delineamento foi feito através da análise de discurso no qual o fator de interesse girou em torno dos aspectos da relação da gestante com a sua saúde, expectativas e significados da maternidade, bem como do filho, sentimentos em relação à gestação e ao bebê, e enfrentamento da hospitalização. Para a análise dos discursos, utilizou-se um instrumento de tabulação de dados qualitativos, com as seguintes figuras metodológicas: a Idéia Central, a Expressão-Chave e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados revelaram temas relacionados à forma como mulheres cardiopatas e diabéticas conviviam com doenças crônicas, aos significados da gravidez de alto risco em gestantes cardiopata e diabéticas e à experiência da gravidez de risco, incluindo a hospitalização e os medos das gestantes. Pode-se concluir que as representações surgidas em relação à maternidade e ao filho estão relacionadas ao imaginário feminino, mas que a presença de uma doença crônica pode influenciar também no significado da maternidade para esse grupo de mulheres.

Palavras-chave : Gravidez de alto risco; Cardiopatias valvares; Diabettes mellitus; Representação social; Doenças crônicas e gestação; Saúde da mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License