SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The meanings of maternity to high-risk pregnant women with valvar heart disease and diabetesComplaints identified in children and teenagers assisted by a Pediatric Psychology service of a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

GUTIERREZ, Liza; DELGADO, Susana E.  and  COSTA, Arlenio P. da. Caracterização do uso da técnica do copo em UTI neonatal de um hospital público. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 22-31. ISSN 0104-1282.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a técnica do copo, na UTI Neonatal de um Hospital Público de Porto Alegre/RS; descrever o perfil dos bebês assim alimentados; veificar a adequação da administração da técnica e o conhecimento e a aceitação do método pela mãe. A coleta de dados foi realizada nos prontuários e por meio de uma observação da alimentação por copo e de entrevistas estruturadas realizadas com as mães. A amostra foi de 28 bebês internados na UTI Neonatal do hospital de Clinicas de Porto Alegre, que tinham prescrição de copo, e suas mães. Os resultados mostraram que a maioria dos bebês alimentados por copo estavam sendo amamentados simultaneamente. Verificou-se que a administração da técnica estava parcialmente correta. As mães não receberam informação acerca do uso do copo. Concluiu-se que, de maneira geral, a utilização da técnica do copo como método alternativo de alimentação, para a maioria desses bebês, ocorreu de forma adequada, proporcionando uma opção na tentativa de estabelecer a amamentação ou evitar o desmame precoce.

Keywords : Fonoaudiologia; Método de alimentação; Amamentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License