SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Os significados da maternidade para mulheres cardiopatas e diabéticas com gravidez de riscoQueixas identificadas em crianças e adolescentes atendidos pelo serviço de Psicologia Pediátrica de um hospital universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GUTIERREZ, Liza; DELGADO, Susana E.  e  COSTA, Arlenio P. da. Caracterização do uso da técnica do copo em UTI neonatal de um hospital público. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 22-31. ISSN 0104-1282.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a técnica do copo, na UTI Neonatal de um Hospital Público de Porto Alegre/RS; descrever o perfil dos bebês assim alimentados; veificar a adequação da administração da técnica e o conhecimento e a aceitação do método pela mãe. A coleta de dados foi realizada nos prontuários e por meio de uma observação da alimentação por copo e de entrevistas estruturadas realizadas com as mães. A amostra foi de 28 bebês internados na UTI Neonatal do hospital de Clinicas de Porto Alegre, que tinham prescrição de copo, e suas mães. Os resultados mostraram que a maioria dos bebês alimentados por copo estavam sendo amamentados simultaneamente. Verificou-se que a administração da técnica estava parcialmente correta. As mães não receberam informação acerca do uso do copo. Concluiu-se que, de maneira geral, a utilização da técnica do copo como método alternativo de alimentação, para a maioria desses bebês, ocorreu de forma adequada, proporcionando uma opção na tentativa de estabelecer a amamentação ou evitar o desmame precoce.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Método de alimentação; Amamentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License