SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Caracterização do uso da técnica do copo em UTI neonatal de um hospital públicoO brincar de crianças escolares na brinquedoteca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ROCHA, Aline C.  e  FERREIRA, Eleonora A. P.. Queixas identificadas em crianças e adolescentes atendidos pelo serviço de Psicologia Pediátrica de um hospital universitário. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 32-48. ISSN 0104-1282.

Este estudo descritivo apresenta a caracterização das queixas identificadas na clientela infanto-juvenil (N=62) atendida pelo serviço de Psicologia Pediátrica de um hospital universitário. Fez-se um levantamento de indicadores sócio-demográficos tanto das crianças e adolescentes como de seus cuidadores; realizou-se ainda uma análise estatística descritiva acerca dos atendimentos conduzidos, considerando-se itens como procedência da população, encaminhamentos realizados e queixas (principais e secundárias) mais freqüentes. Verificou-se que alguns achados corroboram a literatura, como o elevado número de meninos que buscam o atendimento, o índice de desistência e tipos similares de queixas. Observou-se ainda um uso demasiado de práticas parentais coercitivas, que apontam para a questão da violência doméstica. Estes achados foram iniciais e podem contribuir para a implementação de um serviço de Psicologia Pediátrica mais estruturado, assim como subsidiar pesquisas posteriores que utilizem análises estatísticas correlacionais.

Palavras-chave : Psicologia pediátrica; Indicadores sócio-demográficos; Violência doméstica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License