SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Complaints identified in children and teenagers assisted by a Pediatric Psychology service of a university hospitalCreation and crystallization in the dialectic of teaching and learning: the meanings that teachers give to their pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MACARINI, Samira M.  and  VIEIRA, Mauro L.. O brincar de crianças escolares na brinquedoteca. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 49-60. ISSN 0104-1282.

A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar o ato de brincar de crianças escolares em uma brinquedoteca; identificando os diferentes brinquedos mais utilizados entre meninos e meninas na brincadeira. Foram realizadas 517 observações diretas de eventos de brincadeira livre, utilizando-se um protocolo de observação. Os resultados confirmaram a existência de segregação e estereotipia no brincar infantil, mostrando que meninos tendem a brincar entre si e meninas também. Foi evidenciado que a composição do grupo, de acordo com o sexo das crianças, determina o tipo de brinquedo utilizado na atividade lúdica. Com relação aos grupos de meninos, foi verificada preferência pelos jogos sociais, brinquedos que reproduzem o mundo técnico - miniaturas, carrinhos, helicópteros - e fantasias. Nos grupos de meninas, constatou-se predominância por brinquedos responsáveis pelo desenvolvimento afetivo - bonecas, bebês, roupinhas - jogos sociais e fantasias. Nos grupos mistos verificou-se uma predominância da utilização dos jogos sociais, das fantasias e dos brinquedos que reproduzem o mundo técnico. A variedade de brincadeiras verificada pode ser remetida ao grande acervo de brinquedos e possibilidades de criações propiciadas pelos diferentes espaços lúdicos da brinquedoteca.

Keywords : brincadeira; brinquedoteca; gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License