SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Understanding the family of the physically disabled childHistory of the body: main axes of research on history of health (France, 1970-2000) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

RAPOPORT, Andrea  and  PICCININI, Cesar Augusto. Apoio social e experiência da maternidade. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 85-96. ISSN 0104-1282.

O apoio social mostra-se importante ao longo de todo o ciclo vital, especialmente durante períodos de mudanças e estresse. Considerando que a experiência da maternidade é um período de transição carregado de muitas situações novas e potencialmente estressantes, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de estudos teóricos e empíricos que relacionam apoio social e maternidade. A literatura examinada indica a importância do apoio de familiares, instituições formais e empregados para a mulher grávida e a nova mãe. A presença deste apoio social tende a aumentar a responsividade materna, beneficiando o bebê, a relação mãe-bebê e a relação conjugal, especialmente em situações estressantes.

Keywords : apoio social; maternidade; relação mãe-bebê; desenvolvimento; paternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License