SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Compreendendo a família da criança com deficiência físicaA história do corpo: os principais eixos da pesquisa em história da saúde (França, 1970-2000) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

RAPOPORT, Andrea  y  PICCININI, Cesar Augusto. Apoio social e experiência da maternidade. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.1, pp. 85-96. ISSN 0104-1282.

O apoio social mostra-se importante ao longo de todo o ciclo vital, especialmente durante períodos de mudanças e estresse. Considerando que a experiência da maternidade é um período de transição carregado de muitas situações novas e potencialmente estressantes, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de estudos teóricos e empíricos que relacionam apoio social e maternidade. A literatura examinada indica a importância do apoio de familiares, instituições formais e empregados para a mulher grávida e a nova mãe. A presença deste apoio social tende a aumentar a responsividade materna, beneficiando o bebê, a relação mãe-bebê e a relação conjugal, especialmente em situações estressantes.

Palabras clave : apoio social; maternidade; relação mãe-bebê; desenvolvimento; paternidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License