SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Experiências de violência intrafamiliar entre adolescentes em conflito com a leiValores positivos e desenvolvimento do adolescente: uma perspectiva dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BRITO, Hélio Soares de. Estresse, resiliência e vulnerabilidade: comparando famílias com filhos adolescentes na escola. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 25-37. ISSN 0104-1282.

Este estudo investigou resiliência e vulnerabilidade em famílias de classe média com filhos adolescentes na escola. Foram considerados os fatores de risco e protetores relacionados à estrutura e dinâmica da convivência intra-familiar. Utilizou-se de metodologia quantitativa associada à qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas, Genograma, Entrevista Estruturada (EFE) de Terezinha Carneiro e foram aplicados os questionários, "Como é tua família" para os adolescentes e "Como é sua família" para os adultos, de Ângela Hernández. Foram analisadas 12 famílias com filhos adolescentes. A análise dos resultados revelou: a fragilidade dos vínculos conjugais e o fortalecimento da rede de proteção familiar multigeracional, baseada no afeto e na flexibilização de papéis; a inadequação dos instrumentos utilizados ao privilegiarem a família nuclear tradicional em detrimento de novas configurações familiares. Sugere-se avaliar resiliência como a capacidade de resposta da família ante situações de estresse. Recomenda-se: desvincular dos instrumentos de pesquisa o viés do tipo de família tradicional; a necessidade de realização de estudos interdisciplinares e contextualizados para melhor compreensão dos indicadores de resiliência e vulnerabilidade familiares.

Palavras-chave : Estresse familiar; Resiliência; Vulnerabilidade; Fator de risco; Rede protetora familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License