SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Stress, resilience and vulnerability: comparing families that have adolescent children in schoolSmoking parents: what do their children think? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MACEDO, Rosa M. S. de; KUBLIKOWSKI, Ida  and  BERTHOUD, Cristiana M. E.. Valores positivos e desenvolvimento do adolescente: uma perspectiva dos pais. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 38-52. ISSN 0104-1282.

A presente pesquisa é parte do projeto "Os valores positivos e o desenvolvimento do adolescente". Foi planejada com o objetivo de compreender se os valores que os pais julgavam importante transmitir aos adolescentes, estavam em consonância com aqueles propostos pelo Questionário "Profiles of Student Life: Attitudes and Behaviors". Para tanto, os pais foram questionados sobre o que julgavam importante transmitir aos filhos, as estratégias utilizadas e os resultados esperados e percebidos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com mães e pais paulistanos, categorizados de acordo com seu índice de vulnerabilidade social. Os resultados indicaram que os valores que os pais buscavam transmitir aos adolescentes estavam em consonância com aqueles propostos pelo referido questionário. Utilizando-se de estilos parentais classificados como democráticos e/ ou autoritários, os pais avaliaram haverem sido bem sucedidos como educadores, posição esta que se refletiu na imagem positiva que ofereceram dos filhos. Os resultados também evidenciaram que, além da família, independentemente de seu índice de vulnerabilidade social, faz-se necessário o envolvimento da comunidade no processo de desenvolvimento de estratégias que visam a promover valores positivos nos jovens.

Keywords : Adolescência; Família; Valores positivos; Estilos parentais; Promoção de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License