SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Positive values and adolescent development: a parents' perspectiveTime dimensions in children's perception of their own development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti et al. Pais fumantes: o que pensam seus filhos?. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 53-68. ISSN 0104-1282.

A presente pesquisa1 foi realizada com a finalidade de alcançar uma melhor comprensão da dinâmica familiar em lares de pais fumantes. O foco está no relacionamento entre pais fumantes e seus filhos e o ponto central é o fato do tabagismo passivo ser a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Fizeram parte do estudo 41 crianças e 22 adultos. A opção metodológica é de corte quali-quantitativo, sendo utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Na pesquisa com as crianças, ressaltou-se que pais fumantes poderiam levar os filhos a fumar; entretanto a maioria das crianças entrevistadas declarou que não pretende fumar e a razão mais freqüentemente apontada foi o medo das doenças e mesmo da morte. Parte considerável das crianças declara que os pais fumam em sua presença e se revelaram incomodadas com isso. Os pais dizem não fumar na presença dos filhos, percebendo-se uma consciência dos males do cigarro para o fumante passivo. Por se tratar de um estudo inicial, com uma amostra pequena, as conclusões não podem ser generalizadas para todo tipo de pré-adolescentes desta faixa etária, nem mesmo para a população de escolares desta mesma faixa etária. Ressalte-se, no entanto, que de um ponto de vista qualitativo, os resultados sugerem uma ampla variedade de temas e sub temas a serem explorados em pesquisas posteriores.

Keywords : Tabagismo; Fumante passivo; Discurso do sujeito coletivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License