SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Pais fumantes: o que pensam seus filhos?Avaliação do repertório comportamental de bebês nos quatro primeiros meses de vida: uma proposta de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

HVIID, Pernille. Dimensões de tempo segundo a percepção de crianças de seu próprio desenvolvimento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 69-76. ISSN 0104-1282.

As dimensões de tempo têm uma importância significativa na compreensão de crianças quanto aos seus próprios processos de desenvolvimento. Foi investigada, da perspectiva da criança, a emergência de novidade no sistema interdependente formado pela criança e por seu entorno a partir das percepções de cinco crianças de 12 anos. O presente estudo tratou especificamente das relações e dos significados entre a pessoa em desenvolvimento e o seu encontro e modo de lidar com as diferentes dimensões do tempo em seus espaços vividos, caminhos percorridos e pessoas significativas. As crianças se moveram para frente e para trás no tempo, investigaram as suas expectativas passadas, presentes e futuras e as suas próprias mudanças desenvolvimentais. Tais dimensões se apresentaram como "tempo cultural"e "tempo social". O tempo cultural consistiu no tempo construído no cenário institucional da infância. Essas estruturas moveriam as crianças para frente e para trás, transformando-as de "pequena" em "grande" e novamente em "pequena". O tempo social compreendeu os discursos locais quanto aos compromissos e ações apropriados à idade, aqui investigados entre os pares. Concluiu-se que, embora as crianças não sejam determinadas por essas dimensões temporais inter-relacionadas, elas refletem e lidam com elas, resultando em um próprio tempo pessoal de desenvolvimento.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Tempo; Timing; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License