SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Dimensões de tempo segundo a percepção de crianças de seu próprio desenvolvimentoDiscutindo o cuidado ao recém-nascido e sua família no método mãe-canguru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

TAQUES, Dora Carolina Silva Ribeiro  e  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Avaliação do repertório comportamental de bebês nos quatro primeiros meses de vida: uma proposta de análise. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 77-87. ISSN 0104-1282.

O presente projeto avaliou o desenvolvimento de 40 bebês, utilizando o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), durante os primeiros quatro meses de vida. Neste período foi avaliada a ocorrência, a cada mês, de 45 comportamentos, previstos no protocolo de Estimulação Infantil. Esta avaliação pretendeu identificar diferenças de freqüência destes comportamentos a cada mês. As avaliações mensais ocorreram em data próximo ao aniversário de mês de cada bebê, em agendamento prévio. Os bebês eram oriundos de uma maternidade que atende, prioritariamente, usuárias do SUS. Os critérios de análise foram: condições de estabilização (ocorrência para mais de 75% da amostra), normalização (de 25% a 75% da amostra) e aparecimento (menos de 25% dos bebês) a cada mês. Os resultados obtidos apontaram para a existência de comportamentos típicos (estabilizados) e prováveis (normalizados) para cada mês. No primeiro mês, os bebês apresentaram 25% (estabilização) dos 45 comportamentos avaliados. Do restante deles, os bebês apresentaram 26% no segundo mês. No terceiro mês, dos comportamentos que não estavam ainda estabilizados os bebês apresentaram 36% e, no quarto mês apresentaram 44% dos que restaram. Tais resultados permitem concluir que um número menor de comportamentos avaliados facilitaria sobremaneira o processo de avaliação de bebês e orientação de pais, resultando em economia de tempo e desgaste emocional dos cuidadores e aplicadores. Estudos conduzidos com populações maiores poderão validar estes resultados.

Palavras-chave : Inventário Portage Operacionalizado; Desenvolvimento de bebês; Avaliação de desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License