SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Discutindo o cuidado ao recém-nascido e sua família no método mãe-canguru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

KOBARG, Ana P. R.; SACHETTI, Vírginia A. R.  e  VIEIRA, Mauro L.. Valores e crenças parentais: reflexões teóricas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.2, pp. 96-102. ISSN 0104-1282.

O contexto cultural permite o acúmulo de informações dentro de um grupo que se reflete em crenças e práticas. Compreender a relação entre a natureza humana e cultura é uma questão complexa e necessária para a compreensão do comportamento. Ampliar pesquisas enfocando a complexa relação entre o biológico e o social promove um melhor entendimento sobre o desenvolvimento, o que significa que estudar crenças e práticas permite entender melhor a relação entre o homem e a cultura e, conseqüentemente, compreender melhor o comportamento humano. A importância do estudo de crenças parentais para a compreensão do desenvolvimento humano mostra que os sistemas de crenças parentais têm emergido como um campo de estudo relevante para a compreensão do desenvolvimento por estar diretamente vinculado ao estilo de cuidado dispensado à criança.

Palavras-chave : Cuidado parental; Valores; Crenças; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License