SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Perfil motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

RUAS, Teresa C B. et al. Avaliação do comportamento visual de lactentes no primeiro e segundo meses de vida. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 01-08. ISSN 0104-1282.

Este estudo objetivou avaliar e conhecer o comportamento visual de lactentes no primeiro e segundo meses de vida. Os participantes foram 66 lactentes procedentes da região metropolitana de Campinas, nascidos no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM/UNICAMP), assintomáticos, com peso ao nascimento variando de 3000g a 4140g, integrantes do Programa de Detecção de Alterações Audiológicas em Neonatos (DAANE), que compareceram ao Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel Porto" da Faculdade de Ciências Médicas (CEPRE/FCM/UNICAMP) para triagem auditiva e cujos pais concordaram em participar do estudo. Para avaliação do comportamento visual utilizou-se o Método de Avaliação da Conduta Visual em Lactentes. A análise dos resultados utilizando-se o SPSS (Statistical Package for Social Sciences, versão 13) revelou, no primeiro mês, um destaque para as provas: fixação visual 97,62%, contato de olho 97,62%, sorriso 52,38%, seguimento visual horizontal 97,62% e seguimento visual vertical 52,38%. No segundo mês obteve-se 100% de resposta para as provas fixação visual, contato de olho, sorriso, seguimento visual horizontal e vertical. Os resultados obtidos no presente estudo estão em concordância com dados de estudos recentes sobre o comportamento visual de lactentes no primeiro trimestre de vida. A possibilidade de detectar oportunamente alterações no desenvolvimento visual está ligada a um diagnóstico oportuno e a um pronto encaminhamento a serviços de habilitação infantil, favorecendo, assim, a qualidade de vida das crianças e suas famílias.

Palavras-chave : Avaliação; Visão; Lactente; Prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License