SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Avaliação do comportamento visual de lactentes no primeiro e segundo meses de vida"Uma escola diferente": estudo psicossocial de jovens e seu contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MANSUR, Samira Schultz  e  MARCON, Adair José. Perfil motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 9-15. ISSN 0104-1282.

O controle motor de deficientes mentais é alterado pela insuficiência de informações entre os comandos aferente e eferente. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil motor de crianças portadoras de deficiência mental de grau moderado. O grupo de estudo foi constituído por 20 crianças, ambos os sexos, entre 7 e 15 anos, alunos das APAEs dos municípios de Biguaçu e Palhoça/SC, em 2005. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor "EDM". O tratamento estatístico foi realizado com o programa Epi Info 6.0. A todas as habilidades motoras avaliadas foi atribuído nível "muito inferior". O quociente da motricidade fina obteve o menor déficit, sendo que ao quociente da organização temporal atribuiu-se o maior déficit. Tais resultados mostraram a estreita relação entre o potencial cognitivo e a conduta motora de deficientes mentais de grau moderado. Os déficits funcionais observados entre deficientes mentais podem ser conseqüentes à inadequação de suas habilidades psicomotoras, interferindo no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Palavras-chave : Perfil motor; Crianças; Adolescentes; Deficiência mental moderada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License