SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3"A different school": a psychosocial study about youths and their school contextThe phantom of repetition and mother/ daughter relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

RIBAS, Adriana F. Paes; RIBAS JUNIOR, Rodolfo de Castro  and  VALENTE, Andréa Araújo. Bem-estar emocional de mães e pais e o exercício do papel parental: uma investigação empírica. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 28-38. ISSN 0104-1282.

A presente pesquisa teve três objetivos principais: 1) avaliar o bem-estar emocional, inferido como níveis de estresse de sobrecarga de tempo (ST) e sintomas de depressão (SD), em um grupo de mães e pais; 2) investigar algumas dimensões do exercício do papel parental entendidas como importantes componentes dos esquemas parentais (Ex. auto-percepção, estabelecimento de interações positivas com filhos), e 3) investigar associações entre os indicadores de bem-estar emocional parental e os diferentes componentes dos esquemas parentais. Participaram 51 casais, residentes no Rio de Janeiro, com diferentes níveis de escolaridade, maiores de 18 anos, com pelo menos um filho natural com idade inferior a 5 anos. As mães e pais responderam questionários que avaliaram ST, SD, componentes dos esquemas parentais, desejabilidade social, e dados sócio-demográficos. Os resultados, compatíveis com estudos anteriores, indicaram que uma parcela importante dos pais entrevistados apresentou níveis elevados de estresse de sobrecarga de tempo e queixas de depressão. Foram identificadas diversas associações significativas (p < 0,05) entre medidas do bem-estar e dimensões dos esquemas parentais. Foram identificadas, por exemplo, correlações entre ST e SD (r=0,24), ST e auto-percepção do papel parental (r=-0,48); SD e auto-percepção do papel parental (r = -0,45); ST e interação positiva dos pais com os filhos (r = 0,22). Entre outros aspectos, os resultados obtidos podem contribuir para um melhor entendimento das associações entre bem-estar emocional e esquemas parentais e poderão fundamentar futuros projetos de intervenção com pais e mães.

Keywords : Psicologia parental; Bem-estar emocional; Paternidade; Maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License