SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Bem-estar emocional de mães e pais e o exercício do papel parental: uma investigação empíricaEstilos parentais, estilos atribucionais e bem-estar psicológico em jovens universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

REIS, Lilian Perdigão Caixeta  e  RABINOVICH, Elaine Pedreira. O fantasma da repetição e a relação mãe / filha. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 39-52. ISSN 0104-1282.

Este estudo de caso foi realizado com o objetivo de verificar a interferência de padrões e crenças familiares no processo de diferenciação de jovens mulheres por meio de estudo de casos. Foram selecionadas sete jovens atendidas no Centro de Orientação da Família (COF), residentes em Salvador, e que apresentavam dificuldades emocionais associadas à vida familiar. Entrevistas semi estruturadas com as participantes, acopladas a relatórios de atendimentos, forneceram a base empírica do estudo. O conjunto das informações coletadas foi analisado agrupando os conteúdos por temas. O tema destacado, medo de repetir a história de vida materna, foi desdobrado em: ausência da figura paterna; falta de credibilidade quanto à figura masculina; dificuldades associadas à sexualidade e conflitos com a mãe. As jovens investiam sua energia preferencialmente no estudo e objetivo profissional, sentindo-se responsáveis por colaborar economicamente na manutenção do grupo familiar e assumindo papéis que caberiam a seus pais. A sobrecarga e dificuldade para lidar com tais situações repercutiam nas jovens, com incidência de sintomas psicossomáticos, sinalizando a dramaticidade dos conflitos vivenciados. Conclui-se que a possibilidade de emancipação aberta às novas gerações em uma sociedade urbana e individualista entrava em conflito, nos casos estudados, com o ideário ainda tradicional, onde padrões e crenças apontam para a lógica da reciprocidade e solidariedade dos laços de parentesco.

Palavras-chave : Diferenciação; Repetição; Relação mãe-filha; Jovens; Conflitos familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License