SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3O fantasma da repetição e a relação mãe / filhaAs representações sociais do trabalho entre adolescentes aprendizes: um estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BOECKEL, Mariana Gonçalves  e  SARRIERA, Jorge Castellá. Estilos parentais, estilos atribucionais e bem-estar psicológico em jovens universitários. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 53-65. ISSN 0104-1282.

Partindo da premissa de que a família possui tarefas essenciais para a formação e o desenvolvimento dos seus membros, o presente estudo buscou identificar as correlações existentes entre as estratégias educacionais, estilos atribucionais e bem-estar psicológico em adultos jovens universitários. Foram realizadas análises correlacionais e de regressão múltipla. Os resultados apontam que o estilo parental autorizante, de forma geral, tem desdobramentos que se expressam em elevados níveis de bem-estar. Quanto ao estilo parental autoritário, notou-se que à maior intensidade do autoritarismo no estilo, há correspondência de maiores níveis de estabilidade na atribuição causal. Concernente aos estilos atribucionais, percebeu-se que as dimensões globalidade e estabilidade corresponderam a piores níveis de bem-estar psicológico. Esses achados salientam a importância dos efeitos dos estilos parentais e estilos atribucionais no bem-estar psicológico para futuras ações psico-educativas.

Palavras-chave : Estilos parentais; Estilos atribucionais; Bem-estar psicológico; Adultos jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License