SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Estilos parentais, estilos atribucionais e bem-estar psicológico em jovens universitáriosO lugar da família na rede social do lazer após a aposentadoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MATTOS, Elsa de  e  CHAVES, Antonio Marcos. As representações sociais do trabalho entre adolescentes aprendizes: um estudo piloto. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 66-75. ISSN 0104-1282.

O presente estudo investigou as representações sociais de adolescentes aprendizes sobre o trabalho e a relação entre trabalho e estudo. Setenta jovens com idades entre 15 e 18 anos, participantes de um programa de aprendizagem desenvolvido em uma ONG situada em Salvador (Bahia), responderam um questionário aberto contendo três questões abertas: Para você, o que é trabalho? O que significa para você ser adolescente e trabalhar? Como é para você estar estudando e trabalhando ao mesmo tempo? As respostas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados apontam para três tipos de representação social do trabalho entre adolescentes aprendizes, relacionadas aos resultados do trabalho, às atitudes frente ao trabalho e ao desenvolvimento pessoal. Dentre os resultados do trabalho destacam-se elementos como a obtenção de salário e o cumprimento de tarefas. As atitudes mais significativas referem-se à responsabilidade e ao desenvolvimento da competência. No que se refere ao desenvolviemento pessoal, aparecem aspectos ligados à aprendizagem e à aquisição de experiência. A relação entre trabalho e estudo aparece como algo complexo, que exige um esforço de conciliação por parte dos jovens, mas não tem necessariamente uma conotação negativa.

Palavras-chave : Adolescente; Desenvolvimento do Adolescente; Trabalho; Trabalho de Menores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License