SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Adolescent apprentices' social representations of work: a pilot studyEmotion and corporal experience in the trajectory of conversion: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

AZEVEDO, Raquel Pedreira da Cruz  and  CARVALHO, Ana Maria Almeida. O lugar da família na rede social do lazer após a aposentadoria. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 76-82. ISSN 0104-1282.

Este trabalho tem como objetivo identificar o lugar da família nas redes sociais do lazer tecidas na fase da aposentadoria. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade, aplicada em seis participantes aposentados de ambos os sexos, casados, com previdência privada complementar e filiados a Associações de Aposentados. Os resultados da análise dos dados sugerem que as redes de relações do lazer nesta fase estão mais centralizadas no círculo familiar ampliado (com filhos adultos, genros, noras e netos), favorecendo as relações intergeracionais. Indicam ainda haver uma redução na expansão da rede de relações extra-familiares, ocorrendo uma maior seletividade em relação a novas amizades, com uma consolidação das antigas amizades, além do surgimento de uma solidariedade parental devido à disponibilidade de tempo livre para servir.

Keywords : Lazer; Aposentadoria; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License