SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The place of the family in the social network of leisure after retirementThe role of social representations and of education in the development of gender identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

COSTA, Lívia Fialho  and  JACQUET, Christine. Emoção e experiência corporal na trajetória da conversão: um estudo de caso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 83-91. ISSN 0104-1282.

O texto tem por objetivo discutir a articulação existente entre doença, corpo e emoções nas narrativas de cura religiosa. Partimos de casos concretos de mulheres convertidas ao neopentecostalismo que contam ter encontrado nos ritos e rituais religiosos uma alternativa para lidar com sofrimentos e aflições pessoais e/ou familiares. As histórias de conversão relatam uma vida caracterizada por um sentimento de desvalorização de si e a conversão ocorre durante um episódio de crise ou de uma experiência extraordinária que quebra o curso normal da trajetória de vida. As convertidas são quase unânimes em afirmar que a conversão foi resultado da busca de uma solução para uma doença; no entanto, a doença relatada pelas fiéis não é senão um quadro genérico no interior do qual são organizadas evidências que visam deslocar a atenção daqueles que as escutam para o caráter eficaz dos rituais religiosos. A motivação inicial da conversão não estava assim ligada unicamente à doença, mas a um conjunto de situações problemáticas.

Keywords : Corpo; Emoção; Religião; Gênero; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License