SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The role of social representations and of education in the development of gender identityA loss, so many losses... author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

TABOADA, Nina G.; LEGAL, Eduardo J.  and  MACHADO, Nivaldo. Resiliência: em busca de um conceito. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 104-113. ISSN 0104-1282.

O presente trabalho teve como objetivo investigar na literatura especializada as principais definições de resiliência e seus conceitos operacionais. Entende-se, de maneira geral, resiliência como sendo o processo onde o indivíduo consegue superar as adversidades, adaptando-se de forma saudável ao seu contexto. Diante da diversidade de definições encontradas, estas foram agrupadas em três eixos principais, entendendo a resiliência como um processo: adaptação/superação; inato/adquirido; circunstancial/permanente. Tendo em vista a necessidade de compreensão de outros temas diretamente relacionados com a resiliência, o trabalho apresenta sessões que versam sobre: estresse, coping e suas relações com resiliência; fatores de risco, fatores de proteção e vulnerabilidade. Constata-se a falta de definições operacionais claras acerca do fenômeno, bem como se sugere que a resiliência pode ser entendida como uma estratégia de coping com resultados positivos e até transformadores.

Keywords : Resiliência; Estresse; Adaptação psicológica; Fatores de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License