SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3O papel das representações sociais e da educação para o desenvolvimento da identidade de gêneroUma perda, tantas perdas... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

TABOADA, Nina G.; LEGAL, Eduardo J.  e  MACHADO, Nivaldo. Resiliência: em busca de um conceito. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 104-113. ISSN 0104-1282.

O presente trabalho teve como objetivo investigar na literatura especializada as principais definições de resiliência e seus conceitos operacionais. Entende-se, de maneira geral, resiliência como sendo o processo onde o indivíduo consegue superar as adversidades, adaptando-se de forma saudável ao seu contexto. Diante da diversidade de definições encontradas, estas foram agrupadas em três eixos principais, entendendo a resiliência como um processo: adaptação/superação; inato/adquirido; circunstancial/permanente. Tendo em vista a necessidade de compreensão de outros temas diretamente relacionados com a resiliência, o trabalho apresenta sessões que versam sobre: estresse, coping e suas relações com resiliência; fatores de risco, fatores de proteção e vulnerabilidade. Constata-se a falta de definições operacionais claras acerca do fenômeno, bem como se sugere que a resiliência pode ser entendida como uma estratégia de coping com resultados positivos e até transformadores.

Palavras-chave : Resiliência; Estresse; Adaptação psicológica; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License