SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Day-care center caregivers and their conflict between giving care and teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

GARCIA, Mariana G; FERREIRA, Eleonora A P  and  OLIVEIRA, Fabiana P S de. Análise da compreensão de pais acerca do Teste do Pezinho. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 1-12. ISSN 0104-1282.

A Triagem Neonatal, mais conhecida como o Teste do Pezinho, é uma estratégia de saúde pública que visa à prevenção de seqüelas, como o retardo mental provocado por hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria. Estas patologias apresentam-se freqüentemente assintomáticas nos primeiros meses de vida da criança. Entretanto, se forem diagnosticadas precocemente, existe alta probabilidade do tratamento prevenir suas graves conseqüências. O público-alvo da triagem são os recém-nascidos de 0 a 30 dias de vida, e os seus cuidadores primários desempenham papel crucial para que a prevenção ocorra. O objetivo desse trabalho foi fazer um levantamento das características da clientela atendida por um serviço de referência em Triagem Neonatal localizado na cidade de Belém-PA, e avaliar a compreensão dos pais e/ou cuidadores sobre a importância da realização do Teste do Pezinho. Aplicou-se um questionário para 200 participantes que concordaram em responder a um roteiro de entrevista e foi verificado se houve retorno para buscar o resultado do teste. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes não possuía um bom entendimento sobre a importância do teste como recurso para promover prevenção em saúde da criança.

Keywords : Teste do pezinho; Triagem neonatal; Psicologia pediátrica; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License