SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Parents' understanding about newborn screeningFamilies and their collaborators in the task of child rearing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

ALVES, Roberta C. P..  and  VERISSIMO, Maria De La Ó. R.. Os educadores de creche e o conflito entre cuidar e educar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 13-25. ISSN 0104-1282.

Promover saúde à criança é garantir cuidados de qualidade para seu desenvolvimento integral. Visando a identificar percepções de educadoras e proposta institucional sobre cuidados de saúde infantil, foram entrevistadas professoras e coordenadora pedagógica de creche municipal em São Paulo, e analisados documentos institucionais. A integração educar-e-cuidar aparece nos discursos como própria do trabalho em creche, mas dificultada pela precária formação para os cuidados, principalmente de saúde, e sobrecarga de atividades, levantando dúvidas sobre a exeqüibilidade dessa integração. Educar ainda é foco principal do trabalho, e cuidar é inevitável pela dependência das crianças, mas restrito ao corpo e valorizado somente se atrelado à educação. As propostas institucionais documentadas apresentam lacunas quanto à inclusão do cuidado como categoria independente e inerente à função profissional do educador. É imperioso persistir na construção de propostas integradoras do cuidado na formação inicial e permanente das educadoras, apoiada pelas diferentes disciplinas que atuam na atenção infantil.

Keywords : Saúde infantil; Creches; Educação infantil; Cuidados primários de saúde; Enfermagem pediátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License