SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Day-care center caregivers and their conflict between giving care and teachingDomestic violence from gender perspective and public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MOREIRA, Lúcia V. C.  and  BIASOLI-ALVES, Zélia M. M.. As famílias e seus colaboradores na tarefa de educar os filhos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 26-38. ISSN 0104-1282.

Cada vez mais as crianças são inseridas em instituições de educação infantil, o que significa terem as famílias colaborações e orientações na tarefa de educar os filhos. É nessa linha que se insere o presente estudo que tem por objetivo conhecer quais pessoas/instituições colaboram com pais e mães na tarefa de educação de seus filhos. Para cumprir este objetivo, foram construídos dois instrumentos de coleta de dados: a) roteiro de identificação; b) roteiro sobre família e educação de filhos; e a seguir feita a adaptação de um terceiro, o "Roteiro reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha", para ser aplicado na forma de questionário. Participantes: 50 homens e 50 mulheres de nível universitário, com união marital estável e filho(s) com idade(s) entre dois e sete anos, sendo 50 de uma cidade do interior paulista (25 pais e 25 mães) e 50 de uma capital do Nordeste (mesma divisão); os participantes foram identificados a partir de cursos de pós-graduação lato sensu de Universidades privadas, sendo submetidos à entrevista gravada feita usando-se os dois roteiros e, posteriormente, para as mães, foi entregue o questionário para ser respondido. Para analisar os dados, as entrevistas foram transcritas e elaboradas categorias de respostas, de acordo com o sistema quantitativo-interpretativo. Os resultados revelam que uma importante colaboradora do processo educacional é a instituição de educação infantil/escola. A presença da babá/empregada doméstica é marcante particularmente nos participantes nordestinos. Há ainda o apoio das avós.

Keywords : Pais e filhos; Educação Infantil; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License