SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Os educadores de creche e o conflito entre cuidar e educarViolência doméstica na perspectiva de gênero e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MOREIRA, Lúcia V. C.  e  BIASOLI-ALVES, Zélia M. M.. As famílias e seus colaboradores na tarefa de educar os filhos. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 26-38. ISSN 0104-1282.

Cada vez mais as crianças são inseridas em instituições de educação infantil, o que significa terem as famílias colaborações e orientações na tarefa de educar os filhos. É nessa linha que se insere o presente estudo que tem por objetivo conhecer quais pessoas/instituições colaboram com pais e mães na tarefa de educação de seus filhos. Para cumprir este objetivo, foram construídos dois instrumentos de coleta de dados: a) roteiro de identificação; b) roteiro sobre família e educação de filhos; e a seguir feita a adaptação de um terceiro, o "Roteiro reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha", para ser aplicado na forma de questionário. Participantes: 50 homens e 50 mulheres de nível universitário, com união marital estável e filho(s) com idade(s) entre dois e sete anos, sendo 50 de uma cidade do interior paulista (25 pais e 25 mães) e 50 de uma capital do Nordeste (mesma divisão); os participantes foram identificados a partir de cursos de pós-graduação lato sensu de Universidades privadas, sendo submetidos à entrevista gravada feita usando-se os dois roteiros e, posteriormente, para as mães, foi entregue o questionário para ser respondido. Para analisar os dados, as entrevistas foram transcritas e elaboradas categorias de respostas, de acordo com o sistema quantitativo-interpretativo. Os resultados revelam que uma importante colaboradora do processo educacional é a instituição de educação infantil/escola. A presença da babá/empregada doméstica é marcante particularmente nos participantes nordestinos. Há ainda o apoio das avós.

Palavras-chave : Pais e filhos; Educação Infantil; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License