SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1As famílias e seus colaboradores na tarefa de educar os filhosA transição para o casamento em casais coabitantes e em casais não-coabitantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

OLIVEIRA, Anna Paula Garcia  e  CAVALCANTI, Vanessa Ribeiro Simon. Violência doméstica na perspectiva de gênero e políticas públicas. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 39-51. ISSN 0104-1282.

O objetivo deste artigo é analisar a violência nas relações entre mulheres e homens, dentro do espaço doméstico e familiar, identificando fatores que fazem muitas mulheres não quebrarem os ciclos desse fenômeno nos quais estão inseridas. A pesquisa quantitativa foi realizada no acervo da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Salvador-Bahia, no período de janeiro a dezembro de 2003, apontando a desistência na primeira etapa do procedimento punitivo dos seus agressores como maioria dos casos. Em nenhum dos quatro casos estudados, verificou-se cumplicidade e consentimento feminino ante a violência sofrida, mas antes uma luta por igualdade nas relações de gênero e de reação a uma realidade injusta que é a da violência contra a mulher.

Palavras-chave : Gênero; Violência; Políticas Públicas; Bahia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License