SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Domestic violence from gender perspective and public policiesCosplayers as a psychosocial phenomenon: from a reflection of mass culture to the desire to be a hero author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MENEZES, Clarissa C.  and  LOPES, Rita de C. S.. A transição para o casamento em casais coabitantes e em casais não-coabitantes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 52-63. ISSN 0104-1282.

Este estudo objetivou analisar como os casais coabitantes e os não-coabitantes passam pela transição para o casamento. Participaram quatro casais adultos, sendo dois coabitantes e dois não-coabitantes. Abrangeu quatro etapas: o semestre anterior ao casamento e o primeiro, o sexto e o décimo segundo mês de casamento. As entrevistas foram realizadas com cada indivíduo, submetidas à análise de conteúdo qualitativa e agrupadas em três eixos temáticos: a individualidade e a conjugalidade; a cerimônia de casamento e a avaliação da própria relação; e a relação com a família de origem. Os resultados revelaram uma tendência à polarização e à estabilidade quanto à individualidade e à conjugalidade e à relação com as famílias de origem, sendo que não houve diferença entre casais coabitantes e não-coabitantes nestes aspectos. Sobre a avaliação da própria relação e a cerimônia de casamento, houve diferenças entre coabitantes e não-coabitantes.

Keywords : Casamento; Coabitantes; Não-coabitantes; Conjugalidade; Individualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License