SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Violência doméstica na perspectiva de gênero e políticas públicasCosplayers como fenômeno psicossocial: do reflexo da cultura de massa ao desejo de ser herói índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MENEZES, Clarissa C.  e  LOPES, Rita de C. S.. A transição para o casamento em casais coabitantes e em casais não-coabitantes. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 52-63. ISSN 0104-1282.

Este estudo objetivou analisar como os casais coabitantes e os não-coabitantes passam pela transição para o casamento. Participaram quatro casais adultos, sendo dois coabitantes e dois não-coabitantes. Abrangeu quatro etapas: o semestre anterior ao casamento e o primeiro, o sexto e o décimo segundo mês de casamento. As entrevistas foram realizadas com cada indivíduo, submetidas à análise de conteúdo qualitativa e agrupadas em três eixos temáticos: a individualidade e a conjugalidade; a cerimônia de casamento e a avaliação da própria relação; e a relação com a família de origem. Os resultados revelaram uma tendência à polarização e à estabilidade quanto à individualidade e à conjugalidade e à relação com as famílias de origem, sendo que não houve diferença entre casais coabitantes e não-coabitantes nestes aspectos. Sobre a avaliação da própria relação e a cerimônia de casamento, houve diferenças entre coabitantes e não-coabitantes.

Palavras-chave : Casamento; Coabitantes; Não-coabitantes; Conjugalidade; Individualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License