SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A transição para o casamento em casais coabitantes e em casais não-coabitantesCaracterização do arco longitudinal plantar de crianças obesas por meio de índices da impressão plantar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

COELHO JUNIOR, Leconte de Lisle  e  SILVA, Sara Santos. Cosplayers como fenômeno psicossocial: do reflexo da cultura de massa ao desejo de ser herói. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 64-75. ISSN 0104-1282.

Este estudo visou entender o que leva as pessoas a produzirem cosplays, ou seja, o que origina o comportamento de travestir-se como os heróis de desenhos animados e mangás, mais notadamente os animés (desenhos animados japoneses) e quais as conseqüências de tal motivação. A coleta de dados se deu entre o mês de outubro de 2003 e outubro de 2004 nas cidades de São Paulo (SP) e Aracaju (SE) sendo que a amostra contou com 26 participantes cuja média de idade era de 17,5 anos (DP = 3,42). Utilizou-se a análise qualitativa no formato de entrevistas para melhor detectar a ocorrência do fenômeno e sua explicação. Os resultados mostraram que os jovens seguem essa preferência porque isso os afasta do seu contexto cotidiano, ou seja, o fato de adotarem o perfil do personagem e de, principalmente, vestirem-se como eles encarnando-os, serviria como uma forma de busca por um bem-estar que ajudaria a manter o equilíbrio no dia a dia.

Palavras-chave : Cosplay; Animés; Mangás; Otakus; Cultura de massa; Juventude; Cultura japonesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License